Sobre o Município

Unidade do SAMU inicia atendimento em Santo Antônio de Lisboa

Saúde - 20/04/2021

...

Unidade do SAMU inicia atendimento em Santo Antônio de Lisboa

 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) iniciou, oficialmente, nesta terça-feira, 20 de abril, o atendimento à população de Santo Antônio de Lisboa. A unidade dispõe de materiais e equipamentos completos e sistema devidamente instalado.

Para acionar o Samu é necessário discar o número 192. O atendimento é feito em casos que pacientes sentirem dores no peito de aparecimento súbito, crises convulsivas (ataques e convulsões), situação de intoxicação ou envenenamento, surto psicótico, queimaduras graves, trabalho de parto com situação de risco, perda de consciência (desmaio), queda acidental, vítima de colisão com moto ou carro e sangramento e hemorragias.

De acordo com a coordenadora do Samu, em Santo Antônio, enfermeira Kátia Silva, a unidade dispõe de uma viatura de suporte básico e a equipe composta por 04 técnicos de enfermagem, 04 motoristas e 01 coordenador com plantões de atendimento de 24 horas por 72 horas. A unidade conta com a colaboração também de profissionais de serviços gerais.

Para a secretária de Saúde, a chegada e funcionamento do Samu no município vai favorecer muito a população e facilitar nos primeiros socorros e acolhimento garantindo mais agilidade e segurança no encaminhamento dos pacientes para os hospitais.

“É uma conquista importante para o município. O Samu é um serviço que certamente vai evitar também óbitos e sequelas naqueles que necessitarem, pois conta com uma equipe preparada para desempenhar o atendimento inicial de primeiros socorros que requer muita cautela na remoção e condução do paciente”, destacou a secretária Marciana.

A base descentralizada do Samu de Santo Antônio de Lisboa foi inaugurada no dia 30 de dezembro de 2020, na gestão do prefeito Wellington Carlos e do vice-prefeito, na época, Dr. Karlão, que foi eleito prefeito pelo grupo de Wellington Carlos e assumiu a gestão em 1º de janeiro de 2021 junto com a vice-prefeita Mircéia Ângela.

Dr. Karlão fala sobre mais um reforço parceiro na saúde municipal que vai atender a população em casos emergenciais.

“De grande importância essa aquisição para o município de Santo Antônio que tem uma área considerável e agora com certeza terá mais assistência na saúde em relação aos primeiros socorros e acolhimento das vítimas e doentes em casos de emergência. Com o Samu os pacientes serão socorridos e transportados com maior segurança e rapidez com destino a um hospital de referência”, destaca o prefeito Dr. Karlão.

Reivindicado na gestão de Wellington Carlos desde o ano de 2017, o SAMU teve aprovação em todas os critérios e contou com o apoio da coordenadora das Unidades Básicas de Saúde, Dra. Luzilene, e da Secretária Municipal de Saúde, Priscila Leal, na época da gestão passada.

O ex-prefeito, Wellington Carlos, atual secretário de Administração falou sobre a luta em prol de levar a unidade do Samu para Santo Antônio de Lisboa.

“Desde de 2017 que lutamos para conseguir uma base em Santo Antônio. Através de muita luta com apoio do vice-prefeito Dr. Karlão, da coordenadora das Unidades Básicas de Saúde, Dra. Luzilene, e da Secretária Municipal de Saúde, Priscila Leal, na época, fomos vitoriosos, inauguramos ela no final da minha gestão em dezembro de 2020 e agora está pronta para atender a população na gestão do prefeito Dr. Karlão. É mais uma ação de gestores que querem o bem de Santo Antônio de Lisboa e o Dr. Karlão está ai para continuar esse trabalho em prol do nosso município”, pontuou o ex-prefeito de Santo Antônio de Lisboa.

O prédio foi construído com recursos próprios em um terreno pertencente ao público.

Fonte: Cidades na Net 

https://cidadesnanet.com/news/destaque/unidade-do-samu-inicia-oficialmente-atendimento-em-santo-antonio-de-lisboa/