Sobre o Município

Quatro estudantes de Santo Antônio de Lisboa são destaque na redação do Enem 2020; veja quem são

Educação - 01/04/2021

...

Quatro estudantes de Santo Antônio de Lisboa são destaque na redação do Enem 2020; veja quem são

Publicado por: Willians Sousa | Data: 01/04/21

Willians Sousa

Quatro estudantes de Santo Antônio de Lisboa são destaque na redação do Enem 2020; veja quem são

 

Quatro estudantes da Unidade Escolar Maria de Carvalho (U.E.M.C.), da rede estadual de ensino em Santo Antônio de Lisboa, alcançaram nota destaque na redação do Exame Nacional do Ensino Médio. Os alunos conseguiram pontuação entre 740 e 960 pontos na redação que teve como tema “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”.

O resultado do Enem 2020 foi divulgado na última segunda feira, 29 de março.

O aluno Victor Macedo Carvalho, obteve o total de 900 pontos. Em sua jornada de estudo, ele declarou que escrevia duas redações por semana durante o ano letivo como forma de preparação.

“Escrevia duas redações por semana durante o ano letivo de 2020 – atividades necessárias para nota da prova da escola e isso, melhora o aprimoramento do texto. Com a chegada da pandemia, o Governo do Piauí – representado por Wellington Dias – proporcionou o “Pré-Enem live” – Canal Educação. O tema foi “Os estigmas associados as doenças mentais no Brasil”, e fiquei surpreso. Tema este que acompanhou várias pessoas na sociedade brasileira e não fiz um tema parecido. Mas, pela prática repetidas vezes, consegui fazê-lo. Os repertórios utilizados por mim foi: “Canção do Exílio”, de Gonçalves Dias, bem como Hannah Arendt e o Contrato Social de Jean Jacques Rousseau. Se faz evidente que a sociedade saiba que com esses tempos de pandemia, a saúde mental deve-se, pois, ser bem cuidada”, comentou o aluno.

Ele falou sobre os ano anteriores, 2018 e 2019, e enfatizou a iniciativa do poder público lisboense em promover cursos preparatórios. “Fiz a edição de 2018, como treineiro, para ver como funcionava o exame. Com o translinear do tempo, fiz novamente em 2019, como treineiro, e adquiri 900 na redação – por meio de incentivo e cursos em que o poder executivo de minha cidade disponibilizava. Neste ano, foi pra valer. Sendo assim, tinha mais conhecimento das questões, de como enfrentar as perguntas e com a quantidade de tempo para a realização do exame”, relatou.

Além de Victor Macedo, o município de Santo Antônio de Lisboa também foi representado pelos alunos que obtiveram pontuações expressivas como a estudante Camile Lima que alcançou os 960 pontos, Letícia Cipriano com 860, e o aluno Pedro Augusto que fez 740.

 

 

A supervisora de ensino Mirceia Angela de Carvalho Rodrigues, agradece a toda rede estadual, Pre-Enem e Canal Educação que tanto contribuiu nesse momento de tamanhas dificuldades.

“Foi com grande emoção e gratidão que a família U.E.M.C. recebeu esse resultado do ENEM. Quero agradecer e parabenizar toda equipe escolar, aos professores e coordenadores que, juntos com os alunos construíram, reinventaram técnicas e metodologias para adequar ao novo modelo de ensino, concluiu a supervisora

Cláudia Carvalho é professora de Língua Portuguesa na escola e com a chegada da pandemia muitas incertezas vieram, mas com o esforço dos alunos e empenho dos professores os bons frutos foram colhidos.

“Com as aulas remotas devido a necessidade de distanciamento social, a educação nos trouxe novos desafios, o ensino a distância tornou-se uma realidade permeada de dúvidas, mas percebemos que a garra e perseverança de nossos alunos nos encheram de esperança e, os resultados como o do Enem, nos mostram que é possível superar qualquer desafio na busca por uma educação de qualidade para nossos alunos, pois eles merecem”, declarou a professora Cláudia.

Em contanto com a redação do Cidadesnanet.com,  prefeito de Santo Antônio de Lisboa, Dr. Francisco Karlos, Dr. Karlão, disse que em 2021, primeiro ano de sua gestão, tem em seus projetos continuar com os cursinhos preparatórios para o Enem no município objetivando o melhor  aprendizado do alunado.

“Tivemos ai com nossos alunos resultados de muito esforço e dedicação com notas boas e que agora representam Santo Antônio de Lisboa. Parabenizo os alunos e a todos os professores da escola e sua equipe docente por esse feito tão importante”, disse Dr. Karlão.

O ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. O exame aperfeiçoou sua metodologia e, em 2009, passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e de convênios com instituições portuguesas.

Os resultados do Enem continuam possibilitando o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais e os participantes também podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

fonte: cidades na net